Quem sabe mais, luta melhor: verão de formação subversiva
O Grupo de Formação do Coletivo Subverta aproveitou um pedaço do tempo livre do verão para realizar o curso “Como funciona a sociedade” nos dias 13 e 14 de janeiro na Escola de Serviço Social da UFF – Universidade Federal Fluminense em Niterói/RJ. A atividade teve como público preferencial moradores de comunidades, trabalhadores metalúrgicos, trabalhadores da área de serviços, movimento estudantil, educadores e reuniu pessoas de São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Niterói e Rio de Janeiro.
O curso, que oferece noções básicas sobre o funcionamento de classes em nossa sociedade, foi facilitado pelo Paulo Cesar (Direção do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), que também é monitor do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio.
“Como funciona a sociedade” é um curso que procura “falar de política sem falar de política”, tenta explicar a dinâmica da política em nossa sociedade de maneira simples e didática, através de discussões da nossa própria realidade e da realização de dinâmicas educativas que facilitam o processo de aprendizado.
Por que a sociedade em que vivemos produz riqueza como nunca, ao mesmo tempo em que aprofunda a miséria de bilhões de seres humanos e a destruição catastrófica do meio ambiente? Qual é a origem da imensa desigualdade social que corrói a humanidade? Por que se dão crises econômicas repentinas e terríveis como a atual em que o mundo está afundando? Essas e outras perguntas são motivadoras de debate e reflexões durante o curso “Como funciona a sociedade”.
O curso aconteceu durante dois dias inteiros e foi dividido em quatro eixos principais de discussão:
- A sociedade em que vivemos;
- Riqueza e pobreza;
- A exploração capitalista: salário, mais-valia e acumulação;
- Estado e Ideologia;
- A relação família e propriedade privada.
Confira mais fotos:
Deixe um comentário