Novidades

Argentina – O sopro de esperança latino-americano

*por Camila Mantovani

Hoje o dia amanheceu melhor para toda a América Latina. Em uma votação histórica, os deputados argentinos, (por 129 a favor e 125 contra) disseram SIM à legalização do aborto. As mulheres agora terão que aguardar ansiosas pela votação no Senado, que apesar de difícil, parece ser possível.

Essa vitória é uma vitória das ruas e das fortes mobilizações feministas que acontecem no país. O movimento de mulheres da Argentina não venceu essa batalha apenas no congresso, mas venceu também no imaginário popular.

No Brasil, nossa maior dificuldade segue sendo a mesma de quase todo restante da América Latina: combater o fundamentalismo religioso. Nunca foi tão urgente para nós a defesa da laicidade do Estado. Não podemos seguir com a igreja legislando sobre nossos corpos. Essa é a hora de fazer como as mulheres uruguaias e argentinas, intensificar a disputa de narrativas, conquistar pessoas e apresentar um projeto de saúde pública coerente com a verdadeira defesa da vida.

O PSOL, que sempre esteve atuante nas lutas feministas, ajuizou no Supremo Tribunal Federal, a ação que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Precisamos fortalecer os debates nas ruas, nas praças, nas escolas, nas igrejas sobre essa ação e quais são os próximos passos para que nós, brasileiras também conquistemos a tão sonhada autonomia.

O STF já chamou audiências públicas para ouvir as partes contrárias e favoráveis a ação. Não temos mais tempo de adiar as mobilizações populares ou o grito nas ruas. Essa é a nossa chance de avançar na conquista pelos direitos fundamentais das mulheres no Brasil. Que cada pessoa que se coloca nas trincheiras da luta por direitos humanos, coloque pra si o desafio de mobilizar.

O que dizia, 100 anos atrás o movimento de reforma universitária de Córdoba, continuamos dizendo hoje enquanto mulheres latino-americanas: As dores que nos restam, são as liberdades que nos faltam!

Mas não faltarão por muito mais tempo!

Queremos Educação sexual para prevenir, contraceptivos pra não engravidar, aborto legal e seguro pra não morrer!

Comemoramos aqui a conquista de nossas irmãs, com os olhos brilhando de Esperança de que a nossa hora está chegando!

Aqui se respira luta!

 


Apoie e pressione:
http://www.pelavidadasmulheres.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: