Novidades

1º de maio: trabalho e direitos!

Especialmente neste momento em que vivemos, relembrar o significado do Primeiro de Maio é fundamental

Estamos em 1866. É fundada a AIT, a Associação Internacional dos Trabalhadores. Uma das suas principais lutas é a jornada máxima de 8 horas de trabalho.

Anos depois, em 1881, nos EUA era criada a Federação Americana do Trabalho, AFL. Em 1884, a AFL realizou um congresso no qual ficou decidida a realização de greve geral, em todo o país, em 1886, pelas 8 horas. Seria uma luta mais forte do que greves isoladas. Por que foi marcado o dia 1º de maio? Sem nenhuma razão especial.Chega 1886, após dois anos de preparação… Chegou o dia 1º de maio…

O DIA DA GREVE GERALNa madrugada do dia 30, véspera do dia 1º, debaixo das portas das casas de Chicago, apareceu um panfleto que dizia: “A partir de hoje nenhum operário deve trabalhar mais de 8 horas por dia. 8 horas de trabalho, 8 de repouso e 8 de educação”.

Nas semanas anteriores ao 1º de Maio, a imprensa burguesa atacava diariamente os operários. O jornal Chicago Times escreveu: “O melhor alimento que os grevistas podem ter é chumbo.”

Estava claro como a burguesia estava planejando acabar com aquela greve. Mas as trabalhadoras e os trabalhadores seguiram.

Em 1888, a AFL fer um novo movimento em 1890. Ou seja, dali a dois anos. A proposta era transformar esta data no dia de uma manifestação internacional dos trabalhadores e trabalhadoras. E até hoje este dia é marcado por esta incansável luta em defesa da nossa classe.

A luta por melhores condições de trabalho, por uma vida digna que garanta uma relação mais harmoniosa com a natureza e seus seres, está na ordem do dia em tempos de pandemia e avanços fascistas.

Nós do Subverta, pautados no classismo e na luta por um mundo sem exploração, opressão, dominação e destruição da natureza, continuamos a entoar:
“Abomináveis na grandeza
Os reis da mina e da fornalha
Edificaram a riqueza
Sobre o suor de quem trabalha
Todo o produto de quem sua
A corja rica o recolheu
Querendo ela o restitua
O povo quer só o que é seu”

Viva a classe trabalhadora! Viva o 1º de Maio!

*com informações da cartilha do 1º de Maio do NPC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: