Novidades

15 de Maio – Dia da/o Assistente Social

Hoje é celebrado o dia da/o Assistente Social, profissão feminizada e inscrita numa divisão que determina onde e como as pessoas – em suas múltiplas existências – trabalham e que posições socialmente ocuparão. A data é uma homenagem à regulamentação feita enquanto profissão, que surgiu no Brasil na década 30. Em 27 de agosto de 1957, a Lei 3252, juntamente com o Decreto 994 de 15 de maio de 1962 institucionalizaram o Serviço Social.

Até chegar nesse fato, o Serviço Social brasileiro por meio de muitas/os Assistentes Sociais, embalam disputas de que rumo deve tomar a profissão. Emergem então, uma série de mudanças – sociais, civis, políticas – ocorridas na sociedade e dentro da categoria. Dentro disso, urge a construção de um aparato jurídico capaz de comportar a ampliação do debate em relação a sua produção científica e metodológica, técnico-operacional e a construção coletiva do que internamente se entende por: intenção de ruptura. Dessa maneira, estabelece-se a apreensão da correlação de forças entre os sistemas de controle social e como isso chega na população. Nesse sentido, esse movimento é parte de um processo contínuo para quebras da dominação, exploração e colonização do ideário social para com a perspectiva conservadora neoliberal.

A profissão é regulamentada pelo Conjunto CFESS-CRESS, que respectivamente são o(s): Conselho Federal de Serviço Social e Conselhos Regionais, que contam para a construção da articulação de suas dimensões com entidades representativas e organizativas, a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social) e a ENESSO (Executiva Nacional das/os Estudantes de Serviço Social), compondo assim, um espaço plural e desafiador.

Ao longo do tempo o Serviço Social enfrenta uma série de características que confabularam uma personagem no imaginário social. Significa dizer que o que se conhece da profissão na sociedade, em grande parte, perpassa por um olhar limitado do trabalho que se exerce essencialmente em instituições tanto da saúde e previdência quanto na assistência social. Em cada espaço-sócio ocupacional no atendimento direto das demandas da população e a articulação das políticas frente às vulnerabilidades apresentadas.

Anualmente, lança-se uma campanha tema sobre a realização do trabalho profissional, este ano é: “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população! / Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”. Com essa ideia é que apontamos os desmontes sociais, civis, políticos, reprodutivos, dentre outros, que têm nos atacado desde o golpe parlamentar midiático que se instaurou no país. O tema ganha destaque também, porque nesta conjuntura – onde uma pandemia se instaurou – a categoria vem sendo chamada (e até convocada) para prestar auxílio à população. O serviço social possibilita aos assistentes sociais em seu cotidiano de trabalho, conhecer as necessidades da região e/ou território determinado, de encontro com a verdadeira face da sociedade.

Ponderar as vulnerabilidades compõem nossa atuação, nossas pesquisas, grupos de estudo, temas de trabalho, e pensar que esse trabalho faz parte de um projeto societário profissional e cidadão de uma realidade marcada por violências sistêmicas e estruturantes. Por isso reafirma-se a “opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero” (Código da/o Assistente Social, 2006).

REFERÊNCIAS

https://www.amambainoticias.com.br/especial/15-de-maio-dia-do-assistente-social-15-05-2018-08

https://www.cress-mg.org.br/Menu/Servi%C3%A7o%20Social

[Campanha do ano de 2020]
http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/dia-doa-assistente-social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: