ATL | Acampamento Terra Livre – Dia 1

19 de abril - Dia Nacional dos Povos Indígenas

Nossa organização esteve presente na maior mobilização indígena do Brasil, o Acampamento Terra Livre 2025! Em sua 21ª edição, o ATL celebra 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a APIB, principal instrumento da luta por direitos dessa população.

Com o tema “APIB somos nós: Em defesa da constituição e da vida”, reivindicações históricas foram levantadas como a defesa dos territórios indígenas já demarcados e a urgência que o governo Lula cumpra com a promessa de demarcação de 15 novos Territórios Indígenas, dos quais somente cinco foram realmente demarcados. A luta pela defesa da constituição é motivada pelos retrocessos protagonizados por um legislativo nacional que intenta contra os direitos dos povos originários, querendo deturpar nossa constituição que garante o direito à terra dos povos indígenas no artigo 231. A luta contra o marco temporal prossegue sendo necessária diante da atuação do STF com uma Câmara de Conciliação composta majoritariamente pela bancada ruralista e sem uma representação real dos povos indígenas com a saída da APIB da mesa. Não há conciliação sem a garantia de participação das partes interessadas e impactadas!

Na vasta programação, destacamos as Marchas de Abertura e de encerramento com mais de 9 mil lideranças indígenas que reivindicam a demarcação das terras indígenas e que os povos originários desta terra sejam reconhecidos como a salvaguarda dos nossos biomas. Só superaremos o atual colapso climático nos inspirando nos saberes e práticas ancestrais dos povos originários e demais comunidades tradicionais. Uma transição energética justa e feita com a escuta das comunidades diretamente atingidas é cada vez mais necessária! Precisamos interromper a exploração de petróleo na foz equatorial. A marcha de encerramento foi marcada por forte repressão policial com uso de bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Repudiamos toda violência contra os povos indígenas organizados!

A militância indígena do PSOL também entregou uma carta com 10 reivindicações para orientar a atuação da bancada federal do PSOL na pauta indígena, além de ter dado início a uma campanha nacional de filiação indígena no partido que mais abraça candidaturas e pautas indígenas no Brasil. Fazer do PSOL terra indígena é o mote dessa campanha, para que possamos fortalecer a luta ecossocialista no partido com a forte presença de lideranças indígenas disputando as eleições em 2026.

Estivemos também junto à organização de indígenas LGBTIA+, que pela primeira vez em 21 anos de ATL, integra a programação oficial do evento. A diversidade é característica marcante na luta dos povos originários, afinal somos mais de 300 povos indígenas com línguas, tradições e saberes diversos. Não podemos ignorar a existência da diversidade sexual e de gênero já presente nas culturas indígenas desde antes da invasão das nossas terras.

Leia a íntegra da carta de reivindicações do ATL 2025 no link abaixo:

Sangue indígena, nenhuma gota a mais!


Descubra mais sobre Subverta

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Avatar de subvertacomunica
Sobre subvertacomunica (129 artigos)
Organização Política Ecossocialista que atua para transformar o mundo, acabar com todo tipo de exploração, opressão e destruição do planeta!

Deixe um comentário