Novidades

1928 | Nascimento de Ernesto Che Guevara

Foto: Time Magazine

Nascido em 14 de junho de 1928 em Rosário (Argentina), Ernesto Che Guevara foi médico, jornalista, político e figura muito importante na revolução cubana.

Na juventude teve asma, estudou na Colômbia e participou de protestos estudantis na Argentina. Em 1951 viajou pela América Latina conhecendo minas de cobre, povoados indígenas e leprosários. Ficou impressionado com a miséria e as péssimas condições de vida das camadas mais pobres da sociedade e a partir de então, dedicou-se centralmente à vida política.

Em 1954 conheceu Fidel Castro e se organizou junto ao grupo guerrilheiro de Sierra Maestra que derrubou o governo de Fulgencio Batista, apoiado pelos Estados Unidos, e implementou um sistema socialista que reduziu drasticamente os índices de desigualdade na ilha caribenha. Além de universalizar serviços públicos de qualidade como saúde, educação e zerar índices sociais como a fome e o analfabetismo, uma verdadeira revolução.

Em 1961, Che visitou o Brasil e foi condecorado, pelo então presidente Jânio Quadros, com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Lutou no Congo (África) e depois foi para a Bolívia, onde acabou assassinado após uma emboscada na selva de La Higuera em 8 de outubro de 1967.

Che acreditava na importância de unir a América Latina para nos libertarmos do imperialismo norte americano, que nos explora economicamente e escoa nossas riquezas para fora do país através de um sistema capitalista.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: